Projeto que propicia às famílias cadastradas o aprendizado e o desenvolvimento de trabalhos manuais em teares, cuja fabricação se dá através de cachecóis, mantas, almofadas, xales, entre outros, mulheres essas em situação de vulnerabilidade social. O Projeto Fraternidade e Artesanato foi  conveniado com a Prefeitura Municipal de Pinhais desde o ano de 2007 devido a grande demanda e a  vontade de trazer à comunidade a oportunidade de gerar renda através de trabalhos manuais com artesanato, visando a independência econômica dos participantes, a capacitação de novas atividades e o completo afastamento de sua situação de vulnerabilidade social. A Fraternidade Peregrino da Luz através deste projeto já atende as famílias domiciliadas nos bairros Jardim Karla, Planta Walde Rosi Galvão, Pio XII e Vila Amélia, com aulas semanais em teares de madeira (clássico e de prego) e artesanato com biscuit, supervisionadas por professoras experientes nessa área. As atividades do projeto tem o intuito de preparar as pessoas assistidas para uma gestão participativa, além de aprimorar o convívio fraterno entre elas. A duração prevista é de 5 anos, com data prevista de encerramento em Dezembro de 2011.
Projeto com atendimento em contra-turno social para 50 crianças e adolescentes, filhos esses das mulheres que já participam de nossos projetos, lembrando também que esse projeto foi conveniado com a Prefeitura Municipal de Pinhais.
Projeto realizado através de palestras/encontros, trabalhando os diversos temas com as famílias envolvidas em nossos outros projetos, trazendo a tona vários assuntos pertinentes a sua realidade social com temas referentes a higiene, alimentação, Lei Maria da Penha, doenças sexualmente transmissíveis, esse projeto conta com a participação da rede social e outros parceiros.

O programa de voluntariado do Grupo Telefônica é coordenado pela Fundação Telefônica e foi desenvolvido para apoiar tanto o empregado que já é voluntário quanto o que deseja se engajar em ações dessa natureza. O Voluntários Telefônica nasceu em 2005 como um projeto piloto na Telefônica Empresas. Em 2006, o programa se expandiu para a Telefônica São Paulo e para outras empresas do Grupo como a TGestiona, a Atelecom e o Terra. Com o apoio de uma campanha de comunicação marcante, o "Voluntários Telefônica Eu Sou!", teve uma grande adesão dos empregados em todas suas ações. 
O 3º Concurso de Projetos recebeu 36 inscrições válidas, das quais foram selecionadas 16 para participar desta primeira fase, sendo 11 da Telesp, três da TGestiona, uma do Terra e uma da TPD. Ao final, foram contemplados somente 9 projetos, recebendo cada um o valor de R$ 10.000,00, sendo a Frapel – Fraternidade Peregrino da Luz, de Pinhais PR, uma das contempladas.

O Objetivo é de contribuir para o fortalecimento das organizações sociais onde exercem atividades voluntárias. Prevendo investimentos em diversas áreas, desde que contribuam para o fortalecimento institucional da entidade. O prazo é de no máximo 6 meses, a partir da comunicação dos ganhadores.
Temáticas do Concurso 2007, execução 2008:

Gestão de recursos humanos;
Gestão de recursos financeiros;
Gestão administrativa;
Planejamento Estratégico;
Informatização;
Comunicação e Marketing;
Parcerias e alianças estratégicas;
Aperfeiçoamento dos serviços prestados;
Diagnóstico. 

O projeto Capacitar é Preciso foi elaborado pela Fraternidade Peregrino da Luz (FRAPEL) com o objetivo de Fortalecer a Instituição, através da capacitação dos seus voluntários associados. O projeto surgiu da necessidade de qualificar os recursos humanos da instituição com o aprimoramento das áreas de Administração, Finanças e Recursos Humanos a fim de proporcionar à busca de novas parcerias para melhorar o atendimento prestado. Os temas selecionados para utilização no projeto são:

Gestão de recursos humanos;
Gestão de recursos financeiros;
Gestão administrativa.

 
 
 
Fraternidade Peregrino da Luz - 41 3669-3158 / 41 9185-0535 - Direitos Autorais Reservados